AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA APOENAN

A Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira, vem realizando ações que visam o desenvolvimento de habilidades e competências que objetivam formar cidadãos críticos, reflexivos, participativos e ativos. O crescimento desta escola é visível, porém precisa-se ainda concentrar esforços para combater o índice de reprovação. Para tanto, a Escola Apoenan, além de implantar e implementar os programas da SEDUC desenvolve outras ações como atividades interventivas e projetos de interação com a comunidade. Realiza estudo continuado, campanhas e palestras educativas, reuniões, planejamento participativo e conselho de classe, atividades esportivas e de lazer, dentre outros. Os educadores desta escola vêm causando um reflexo positivo junto aos pais, alunos e comunidade o que nos leva a acreditar que as propostas de mudanças estão se concretizando e os resultados vêm confirmando gradativamente. Assim torna-se perceptível a melhoria em número e qualidade da sua imagem enquanto instituição social frente a esta sociedade exigente e, acima de tudo na aprendizagem significativa dos alunos, que é o objetivo primordial desta Unidade Escolar.

terça-feira, 25 de maio de 2010

REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS DO 1º AO 9º ANO

No dia 25 de março de 2010, no período vespertino ocorreu no pátio da Escola Estadual Profº Apoenan de Abreu Teixeira, uma reunião com servidores desta Unidade Escolar e pais de alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a qual objetivou:
• Apresentar a Equipe Escolar, a sistemática dos Programas desenvolvidos pela Escola: Circuito Campeão, Se Liga e o Gestar;
• Interar os pais sobre o Regimento Escolar Padrão existente;
• Ler e discutir a Recomendação 002/2010 do Ministério Público;
• Esclarecer aos pais quanto ao horário de início e término das aulas;
• Expor as ações e projetos desenvolvidos pela escola;
• Solicitar que aos mesmos orientem principalmente as filhas quanto ao tipo de vestuário que devem ser usados para entrar na escola.
Os pais foram recepcionados com a entrega da letra da música Gospel: “Como Zaqueu”. Após foi demonstrada pela Coordenadora Pedagógica Maria Lúcia a mensagem “Estrelinha” e solicitado aos pais para refletirem quanto à mesma e em relação suas posturas enquanto pais comprometidos com o futuro de seus filhos, onde houve posicionamento de alguns pais acerca da mensagem.
Em seguida as pessoas que fazem parte da equipe escolar se apresentaram e a Coordenadora Maria Lúcia fez também apresentação dos Programas desenvolvidos pela Escola: Circuito Campeão, Se Liga e o Gestar, onde ressaltou que é necessário a parceria dos pais para o alcance dos objetivos propostos. O acompanhamento dos pais em verificar se o para casa foi feito, se o filho de fato esta freqüentando a escola e as aulas de reforço, se realmente estão lendo os livros estes são quesitos indispensáveis para o sucesso do aluno. A Diretora Ana Lúcia reforçou o que a Coordenadora expôs, em seguida apresentou e leu alguns artigos do Regimento Escolar propício para o momento, colocando-o a disposição de todos para melhor conhecê-lo e compreendê-lo, interou os pais também quanto à recomendação Nº 002/2010 do Ministério Público que diz respeito e esclarece sobre a relevância da participação dos genitores no acompanhamento escolar de seus filhos e abriu espaço para questionamento dos pais, não havendo nenhum questionamento, a Diretora expôs para fins de esclarecimento o horário de início e término das aulas. Por sua vez, a Orientadora Educacional Profª Eliana também fez uso da palavra, a qual expôs sobre suas atribuições e ressaltou sobre o “Projeto Pais na Escola”, explicou quanto ao cartaz de preenchimento de freqüência dos mesmos, solicitou mais uma vez a colaboração dos pais, no sentido de contribuir com o sucesso de seus filhos na escola, uma vez que o futuro destas crianças será uma conseqüência de todo o trabalho desenvolvido no presente, enfatizou também que é necessária a orientação dos pais quanto ao tipo de vestuário que os (as) alunos (as) devem usar para entrar na escola. A diretora retomou a fala reforçou o que a Orientadora havia enfatizado e em seguida houve o sorteio de cestas básicas e assim deu por encerrada a reunião. Percebe – se que ao final da reunião, os pais saíram satisfeitos com a acolhida da comunidade escolar e pelas informações recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário